quinta-feira, 28 de setembro de 2017
QUARTO DO BEBÊ E FEIRA DE GESTANTES
Quando você vai morar junto, você gasta um dinheiro com arquiteto, com obras, deixa tudo bonito, tudo do jeito que tu sempre quis... até chegar o bebê e bagunçar a zorra toda!
Nós moramos num apartamento de dois quartos, onde antes deles nascerem, o quarto maior era o do casal e o menor virou um escritório onde eu gostava de chamar de "meu quarto". Tinha meu PC boladão onde eu jogava online, minha coleção de figuras de ação (colecionadores não chamam bonecos de bonecos e sim de figuras de ação), quadro do Magic Johnson na parede, uma parede nós pintamos de preto (Nem na revista Casa Cláudia eles tinham uma parede preta na época, eramos ousados!).
Assim que descobrimos que a Cecilia estava grávida da Rafa, vem aquela loucura de preparar o quarto do bebê. E novamente o pai não tem voz ativa nessa hora. De cara já perdi o "meu quarto", óbvio. E não só perdi meu escritório como O quarto do casal, o quarto maior, que agora era do primeiro filho. Grande parte da minha coleção está encaixotada até hoje, quase 6 anos depois. Meu quadro do Magic está jogando no chão da sala, atrás da mesa de jantar.
E pra buscar idéias, ter inspiração, não adianta ver fotos de quartos de bebês pela internet. Ela acha que só indo a feiras de gestantes resolveria nosso problema. E não basta ir a uma ou duas não, tem que ir em tooooodas! E em todas em fui obrigado. Fui obrigado sim, e mesmo sendo adulto e pesando o dobro do peso dela, não sou maluco de bater de frente com uma grávida com mais hormônios circulando pelo corpo dela do que ela poderia aguentar.
Tenho certeza absoluta que existe uma ala no inferno chamada "Feira de Gestantes". CER-TE-ZA!
E nunca fui numa feira de gestantes perto! É tudo longe... Tu já chega cansado de dirigir. Só de gasolina já gastei uns 2 pacotes de fralda. Nessa fase você já mede tudo em pacote de fraldas. Não existe mais metro, quilo, reias... a única unidade de medida que você conhece é pacote de fraldas. O estacionamento é mais um pacote! Tem fila pra entrar, mas tu tem uma mulher grávida e procura a fila de prioridades. Rá! Todas ali são prioridade!
Uma vez lá dentro, já não vejo a hora de sair. Elas entram e parecem eu dentro de uma loja de M&M. Os olhos brilham! Não sabem por onde começar, não sabem qual corredor escolher, ficam maravilhadas com tantas opções de roupinhas, móveis, temas para o quarto do bebê, lenços umidecidos com todas as fragancias (de lavanda a 212 da Carolina Herrera). Se você parar para analisar, tirando algumas promoções de lenços umidecidos ou fraldas, tudo é tão caro quanto do lado de fora, mas aquele cheirinho de talco, de shampoo johnson & johnson, aquele cheirinho de bebê lançado propositalmente no ar pelos organizadores do evento cegam elas. Estão em êxtase! Sem limites pra gastar!
Naquele ambiente hostil cheio de grávidas e maridos cansados, pra dar merda ali é um pulo. Não existe "dá licença", "por favor"... elas correm pelos corredores e os maridos cheios de sacolas gigantescas atrás tentando alcançá-las sem perder de vista. E as sacolas são gigantescas mesmo, porque ninguém entra lá pra comprar um pacote de fralda ou um body, é tudo em grande quantidade ou bagulho grande como um bebê conforto ou um carrinho.
Ela: "Qual você acha mais bonito?" (Me mostrando 3 roupinhas)
Eu: "A vermelha."
Ela: "Hum... Gostei da verde! Vou levar a verde!" (Pra que pergunta?)
Dois stands depois
Ela: "Vermelha, preta ou azul?" (Me mostrando mais outras roupinhas)
Eu: "Preta..."
Ela: "Huuuum... vou levar as 3!" (Faz de sacanagem, não faz?)
Mais alguns stands lá na frente, depois de quase ter sido atropelado por 20 grávidas...
Ela: "Nossa, que jogos de berço lindos!"
Eu: "Li na internet que um bebê se embolou nessas almofadas e morreu sufocado..."
Ela: "Nem tudo que tá na internet é verdade..."
Eu: "Não sei... vou mandar uma mensagem pra mãe do moleque no facebook perguntando se o post dela era verdadeiro..."
Ela: "Tsc... Esse do safari ou do circo?"
Eu: "Safari, não gosto de palhaços..."
Ela: "Moça, pode embrulhar esse do circo, por favor?"
Eu: "Na boa, se for pra ficar esculachando eu vou embora! Já tô aqui contra a minha vontade... fazendo favor... custa ser educada? Fingir que gosta do marido? Jesus!"
E fomos olhar os berços...
Berço é que nem carro, maluco! Tem dos mais baratos, só com colchão e grade, 1.0 basicão... e tem aqueles com teto solar, 8 válvulas, banco de couro, colchão levemente inclinado pro bebê não ter refluxo, grade que levanta acompanhando o crescimento do bebê, com trocador acoplado e por aí vai! Por mim eu levaria o 1.0 basicão, já já o bebê cresce e vai sair do berço... mas vocês já sabem como termina essa discussão. O Golzinho te atende, mas elas sempre vão querer o Porsche!
O nosso quarto ainda estava com as paredes branquinhas, mas óbvio que parede branca não é o suficiente. Bora procurar um papel de parede cheio de bichinhos? E nichos? Era moda, tinha que ter muitos com vários bichos de pelúcia acumulando poeira pra já quando nascer gastar uma fortuna com pediatra e alergista... A única parada que eu fiz questão de colocar no quarto deles, que se eu pudesse iria por no meu, foram aqueles adesivos que brilham no escuro, de estrelas, cometas, planetas e todos os objetos "galácticos"! Quando eu era moleque, no meu tinha e eu achava aquilo irado! Fiquei umas 3 horas colando mais de mil adesivos, com o pescoço todo torto, cheio de dor, fiz constelação de Escorpião, fiz cinturão de Orion (as três marias), estudei astrologia de verdade na época pra fazer algo maneiro e com sentido, tudo foi colado propositalmente, nada aleatório, juro! Colei cometas, estrelas, planetas, naves, tem muita coisa colada naquele teto... e eu sempre achei que um dia eles ficariam olhando e viajando naquele teto antes de dormir... aham! Se eu não perguntasse, se eu não apontasse, acho que eles nem saberiam que aquilo tudo estaria colado ali.
Meu primeiro projeto como marceneiro amador eu deixei lá no quarto pra eles. 98 parafusos, 38 nichos de tamanhos e formatos diferentes colocados todos juntos formando uma estante de 70 centímetros por 2,50 metros. A Tok & Stok poderia muito bem vender aquilo. Achei que eles colocariam seus brinquedos organizados, livros, jogos... iria ficar tudo bonito, bem colorido. Hoje tá tudo atafulhado, tu não acha nada, pra tirar um tem que tirar um monte, nada organizado, um desperdício.
Arrumamos o quarto de uma maneira que as camas, o armário, as estantes ficam tudo agrupado num canto para deixarmos o máximo de espaço livre no interior do quarto pra eles terem um lugar bom para brincarem. De que adianta? Eles não brincam no quarto. Levam tudo pra sala, varanda, nosso quarto... já vi brincando no chão da cozinha, mas é raro tu ver eles na disciplina brincando naquele quarto "dos sonhos" que idealizamos pra eles.
Lá em casa temos duas TVs, uma na sala e uma no quarto deles. Adivinha onde eles querem assistir?
Vai lá, trouxa, capricha no quarto do bebê! Faz um bonitão, quarto de revista, faz sim! Compra aquele berço Porsche que depois de um ano tu vai trocar por uma colchão no chão porque ficou com medo do moleque cair do berço e quebrar o pescoço depois que viu ele escalando a grade igual um polvo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário